this post was submitted on 15 Aug 2025
0 points (NaN% liked)

Bunker da Esquerda

560 readers
1 users here now

BEM VINDOS(AS) AO BUNKER

👥COMUNIDADE voltada para os progressistas de diversas vertentes para discutirem temas sensíveis do cenário político e social do nosso país e do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Esquerda, Marxismo, Brics, América do Sul, Sul Global.

REGRAS E NORMAS DA COMUNIDADE :


Priorize o jornalismo independente:


Mundo e Conflitos:


Chat em Sala XMPP 💬

Optamos por uma sala xmpp para socializar e conversar sobre temas do cenário político e social do nosso país de forma mais descontraída e com leveza

Sala de Bate-Papo (chat room)

bunkerdaesquerda

founded 2 years ago
MODERATORS
 

Os EUA querem invadir o Brasil ?

Os EUA sofreram uma derrota humilhante na guerra tarifária contra o Brasil. Nosso país foi hábil em neutralizar a investida estadunidense. Desde então, os EUA vem escalando o conflito, impondo diversas medidas infundadas contra o Brasil – utilizando desde a Lei Magnitsky até a revogação de vistos de autoridades do Judiciário brasileiro.

Assessorados por traidores brasileiros, os EUA intensificam as ameaças, incluindo a mais recente: a possibilidade de não reconhecer o próximo presidente eleito.

Os EUA foram humilhados na guerra tarifária, mas isso não significa que se deram por vencidos. Logicamente, não: estamos falando de uma potência econômica e militar (ainda que em declínio), tarifas nem de longe são sua principal arma.

Analistas já manifestam preocupação com uma possível invasão armada a nosso território, utilizando alegações banais e infundadas como justificativa – semelhante a da invasão do Iraque em 2003. Na ocasião, os EUA, sob o pretexto de localizar armas químicas inexistentes e combater o terrorismo, arrasaram o país, causando mais de 100.000 mortes e instabilidade permanente.

A justificativa já existe: os cartéis de drogas latino-americanos são os "terroristas da vez". Movimentos como o deslocamento de soldados já ocorrem, ainda que muitos relutem em discutir o tema por considerá-lo "teoria da conspiração". A possibilidade é elevada, dado o contexto político e geopolítico atual.

Uma invasão armada seria a forma mais fácil de os EUA garantirem sua hegemonia no Cone Sul. O Brasil, apesar de gigante e líder na América do Sul, está completamente indefeso – somos o alvo perfeito. Somos o único país dos BRICS sem armas nucleares, e nosso exército não é confiável.

O que impediria os EUA de realizar um ataque à infraestrutura, destruir nossa economia em um conflito de três a quatro anos e, então, reconstruir o país – porém apropriando-se de nosso petróleo, terras raras e demais riquezas?

#brasil #brasilsoberano #bunkerdaesquerda #politics #brics @bunkerdaesquerda

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] kadup@lemmy.world 0 points 10 months ago (1 children)

Invadir de fato? Não.

Pressionar para segurar os BRICS? Sim.

[–] DomRodrigues@lemmygrad.ml 0 points 10 months ago

Espero que esteja certo.